Professores, gestores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino estarão reunidos, entre os dias 4 e 8 de fevereiro, na Semana Pedagógica 2019, com o objetivo de planejar o ano letivo 2019. Este ano, a atividade terá como tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante os cinco dias de encontro, os participantes irão discutir ações, bem como avaliarão o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.
A programação da Semana Pedagógica inclui: apresentação sobre o Novo Ensino Médio; linha do tempo “Escuta Inspiracional à elaboração do Currículo Bahia”; apresentação dialogada para saber como fica o planejamento da unidade escolar a partir das orientações gerais do Currículo Bahia e, também, referente às orientações pedagógicas para o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Outros destaques são oficinas sobre temas como Refletindo sobre competências e habilidades; Refletindo sobre aprendizagem contextualizada no século XXI; Avaliação da aprendizagem; Trajetórias de sucesso escolar; e Análise situacional através de matriz swot.
A diretora de Ensino Médio do Estado, Tereza Farias, destaca que um diferencial da Semana Pedagógica é que cada dia de discussão irá gerar um produto como resultado das oficinas. Este material chegará à Secretaria da Educação através dos Formulário da Google, com os dados já tratados, podendo gerar tabelas e gráficos para sinalizar quais as maiores demandas que as escolas apresentaram nas discussões pedagógicas. “A gente vai conseguir, em tempo real, logo após acabar a Semana Pedagógica, ter o produto do que foi discutido nas escolas e esse material vai nos ajudar a pensar e replanejar as prioridades que as escolas identificaram em relação a currículo, acompanhamento, avaliação e formação”.
A Semana Pedagógica 2019 abordará, também, os indicadores educacionais nas escolas públicas do Estado a partir dos pilares currículo, formação, acompanhamento e avaliação. “Ao longo dos cinco dias, vamos discutir como garantir o direito de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica. Então, discutiremos a avaliação partindo dos indicadores educacionais do Estado. É importante que os gestores, coordenadores e professores conheçam e se apropriem, por exemplo, de quais são os dados da proficiência da rede e qual foi o resultado que tivemos na última edição do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), em especial do Ensino Médio, em que passamos um número maior de escolas avaliadas, pelo caráter censitário da avaliação”, pontua.
A discussão sobre avaliação será iniciada, ainda segundo Tereza Farias, do diagnóstico de como a escola está fazendo seus procedimentos de avaliação da aprendizagem. “Também vamos apresentar e discutir o currículo referencial do Estado, que é o Currículo Bahia para o Ensino Fundamental, e o novo currículo que começa a surgir para o Ensino Médio, discutindo as novas arquiteturas curriculares que estará implementada de forma plena na rede estadual, a partir de 2020”. Os dois últimos dias serão reservados para os pilares acompanhamento e formação. “Tanto para pensar o acompanhamento das aprendizagens dos estudantes ao longo das três unidades letivas, quanto para pensar a formação continuada no lócus da escola. Serão cinco dias intensos de trabalho pedagógico, estudos teóricos e desenvolvimento de oficinas práticas que vão trazer o produto de planejamento para a escola”, acrescentou.
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