NTE22 promove reunião para o Programa da Educação Integral (ProEI)

A Secretaria da Educação do Estado está promovendo uma série de encontros com gestores escolares, professores articuladores e coordenadores pedagógicos, que atuam no Programa da Educação Integral (ProEI), com o objetivo de discutir concepções de ensino e de aprendizagem que subsidiem a escrita do Currículo Bahia. Nesta semana, foi a vez do Núcleo Territorial de Educação de Jequié (NTE22) proporcionar o encontro, realizado no auditório Paulo Freire (na sede no NTE22) .

Com esta nova modalidade de Ensino Médio em Tempo Integral, os estudantes entram no colégio às 7h30, estudam, lancham, almoçam, participam das demais atividades e retornam para suas casas às 17h30. Além das disciplinas convencionais do núcleo comum, eles também participam de oficinas, visitas técnicas, palestras, seminários e atividades culturais e esportivas.

Com isto, os estudantes ganham mais tempo e espaço para estudar, aprender e desenvolver ações pedagógicas em contextos diversos que aliam esporte, arte, trabalho, ciência e cultura. Nas atividades complementares, os estudantes contam, também, com aulas de iniciação científica e pesquisa, cidadania e participação estudantil, de relações étnico-raciais, culturais e de identidade, educação ambiental, comunicação digital e uso de mídias, adquirindo novas rotinas comportamentais.

Iniciado em 2014 na Bahia, o Programa de Educação Integral chegou às Unidades Escolares do Território Médio Rio de Contas em 2015 no Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães (Aiquara) e no Colégio Estadual Gilda Ramos (Jitaúna). Já em 2016 foi a vez do Complexo Integrado de Educação (Ipiaú), e esse ano, foram mais três colégios: Col. Est. Luisa Mahin, Col. Est. Maria José de Lima Silveira e Col. Est. Luiz Viana Filho, ambos em situados em Jequié.