Inscrições para o ENEM encerram na sexta-feira

enem01

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), abertas desde a segunda-feira (8/5), se encerram as 23h59 do dia 19 de maio. Para se inscrever, o candidato deve acessar a página eletrônica do exame. O prazo para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 82, termina no dia 24 de maio, no horário de compensação bancária.

Três grupos têm direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição. O primeiro deles é o de estudantes que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública. Estes recebem a isenção automaticamente. O segundo se refere a membros de famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica – de acordo com os termos do Decreto 6.135/2007 – e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para isso, devem informar o Número de Identificação Social (NIS). Por fim, candidatos com renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou em escola particular como bolsistas integrais, conforme a Lei nº 12.799/2013.

enem02

Como parte das estratégias de mobilização dos estudantes para as inscrições no ENEM, a Secretaria da Educação do Estado está promovendo o “Dia E”. Com isto as escolas estarão disponibilizando os laboratórios de informática, secretarias e outras salas com computadores e acesso à Internet para que, com o auxílio de professores e gestores, os estudantes garantam suas inscrições para o exame.

A iniciativa, disponível até o último dia de inscrição, faz parte da campanha ENEM 100% que a Secretaria da Educação do Estado está desenvolvendo, conforme explica o superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Ney Campello. “Este esforço da Secretaria, que coloca toda a sua estrutura da rede à disposição dos estudantes concluintes do Ensino Médio para a inscrição no ENEM, decorre da correta compreensão de que o ENEM se constitui, hoje, em um portal de acesso destes estudantes às instituições de Ensino Superior e ao mundo do trabalho”, afirma, ao acrescentar que “a não realização das provas do ENEM significa ficar à margem das possibilidades em que o mundo do trabalho e as carreiras acadêmicas oferecem aos nossos estudantes”.

Para auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM, além das salas de aula, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de quatro mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web. São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento, inclusive videoaulas, e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira.

Fonte: ASCOM/SEC